Tabuleiros TVM

O jeito mais rápido e fácil de realizar obras de pontes.

95% menos tempo. 50% menos custos. Trafego liberado em 24 horas.

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Algo impressionante de se ver. Pátio do DER-MG contento mais de 200 pontes em estoque, onde os tabuleiros são elementos de maior sucesso entre os Prefeitos, pois isso facilitou a obra, agilizou a obra, reduziu consideravelmente os custos da obra, e qualificou a obra quanto a segurança, resistência quanto a cargas de passagens, pois hoje nossos tabuleiros resistem a passagem de cargas de 75 toneladas.

Este projeto foi desenvolvido em 4 anos de muitos estudos, análises, protótipos e com muitos reais gastos em testes de provas de carga, rompimentos de centenas de corpos de prova e peças de forma a medir a resistência final atingida, e todo este esforço, compensou, pois criamos um produto único, que agilizou o processo de execução da superestrutura de uma ponte em mais de 99% sobre o processo tradicional, e seu custo em mais de 70%.

Desenvolvido para atuar em projetos de vigamento metálico inicialmente, hoje é também aplicado sobre vigamentos em concreto. 

Além do mais, todos os elementos estruturais para construção de uma ponte são hoje desenvolvidos pela TVM onde o conjunto destes formam o que chamamos de KIT PONTE TVM, o qual possibilita construir pontes pequenas e grandes, no mesmo prazo final de realização.

 

Os Tabuleiros que hoje desenvolvemos são construídos para aguentar cargas finais de até 500 toneladas de passagem, e nosso padrão de fornecimento é para servir o que chamamos de modelo TB-75 estendido. Ou seja, para a passagem de carretas com 75 toneladas de peso final.

Isto é qualidade, pois nossa preocupação é acompanhar o desenvolvimento do transporte existente, pois o antigo padrão rodoviário TB-45 foge a realidade dos atuais bitrens e tritrens.

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Ao longo de anos testamos nossos produtos em laboratórios credenciados ao INMETRO, ou em Laboratórios Específicos de renome internacionais.

Falo que cada detalhe tem seu custo, seu tempo, suas consequências, isso é fundamental ao sucesso no desenvolvimento do produto e no sucesso de sua utilização.

Nas fotos ao lado, vemos nosso tabuleiros sendo testado no Maior Laboratório de Estruturas, este da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Brasil, onde nosso peça foi colocada a exaustão.

Quando falamos o quanto um produto pode gerar em despesas e trabalho, as fotos ao lado mostra exatamente isso. Detalhes são essenciais.

Durante 6 horas, 25 toneladas concentradas sobre eixo mais desfavorável, foram aplicadas. Resultado, a tecnologia do confinamento somado ao estiramento da cordoalha definiu uma resistência muito pouco imaginada.

Isso é qualidade. Isso é investimento. Isso é muito trabalho.

Alguns certificados ao lado.

Engenheiros deve saber antes de

realizarem seus projetos ou executarem projetos de terceiros:

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Resistência de nossas pontes

O que é uma ponte?

Ponte é um conjunto de elementos estruturais, que devem ser analisados como um todo, e nunca como um elemento isolado.

 

Nunca se deverá ter um elemento estrutural analisado isoladamente, pois do contrário, erros estruturais irão ocorrer, deflagrando em até a ruptura total da ponte.

Assim, o Kit Ponte TVM é um conjunto de elementos estruturais, analisados sobre a pior situação de implantação, e todos estes analisados como um único conjunto estrutural.

São elementos estudados na construção do Kit Ponte TVM.

Relativos ao local da obra: Tipo de Solo - Conseguido através do Laudo de Sondagem; Batimetria com a identificação do NA - nível normal das águas, MC - Máxima Cheia Histórica dos últimos 50 anos; Local de Implantação - Se em uma curva, se em um segmento reto do rio; Seção de Vazão Natural do Rio com levantamento da calha natural do rio.

 

Relativos aos elementos estruturais: Cargas máxima de Passagem; Vazão do Rio sobre regime de MC para calculo esforços horizontais sobre pilares ou muros; Peso próprio estrutura; Pressão dos ventos sobre a estrutura; Cismo. 

Elementos calculados: Tipo de Fundação (estaca raiz ou metálica); blocos de coroamento onde área de contato deve comportar todas as cargas incidentes; pilares e vigas de apoio (quanto existirem), muros de apoio; vigamentos metálicos;  apoio de borracha fretada; tabuleiros, tipo de guarda corpo, aterros de encabeçamento, lajes de transição, sinalização (quando houver).

O que são os "Kit Ponte tvm"

comprovação da qualidade do kit ponte tvm

Dito tudo isso, comprovamos a enorme resistência de nossas pontes, dimensionadas pelo conjunto sobre a pior situação existente possível, onde mais de 1200 pontes foram construídas, nos últimos 8 anos, e nunca tivemos um caso comprovado que houvesse ocorrido algum erro de calculo sobre as pontes calculas por nossa empresa.

Assim, apresentamos uma situação inusitadas, onde somente por duas vezes tivemos uma incidência de passagem de cargas elevadíssimas, com um fluxo de passagem elevadíssimo, por um curto periodo de tempo. Entende-se curto de 6 a 9 meses de uso.

A Mineradora samarco tinha um grande problema. refazer a barragem santarem que estavá para se romper a qualquer momento.

A solução. Reforçar com rejeito a barragem, mas como ter acesso a área atingida. Deveriam ser aproximadamente 10.000 caminhões especiais para poder criar uma solução. Não havia acesso. Solução: criar uma ponte sobre o vertedouro que pudesse suportar este tráfego especial, levando ao limite qualquer calculo de fadiga e suporte de carga. Então a solução foi usar uma ponte TVM QUE SE FEZ CONSTRUIR SOBRE SOLO MOLE. 

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Foram mais de 9.000 caminhões em apenas seis meses de uso. Caminhões especiais como o Volvo 60 com articulação total. Incidente ZERO. Necessidade de Manutenção ZERO.


Curiosidade: SOBRE ESTA PONTE A LAMA QUE EXTRAVASOU SOBRE A BARRAGEM ENCOBRIU A MESMA POR DUAS VEZES, VÁRIOS METROS ACIMA DE SEU TABULEIRO. Nem abalo estrutural foi percebido após a mesma ser removida. Depois dos incidentes da Lama, a mesma voltou a ser utilizada normalmente.

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