Tabuleiros TVM
O jeito mais rápido e fácil de realizar obras de pontes.
95% menos tempo. 50% menos custos. Trafego liberado em 24 horas.
Este projeto foi desenvolvido em 4 anos de muitos estudos, análises, protótipos e com muitos reais gastos em testes de provas de carga, rompimentos de centenas de corpos de prova e peças de forma a medir a resistência final atingida, e todo este esforço, compensou, pois criamos um produto único, que agilizou o processo de execução da superestrutura de uma ponte em mais de 99% sobre o processo tradicional, e seu custo em mais de 70%.
Desenvolvido para atuar em projetos de vigamento metálico inicialmente, hoje é também aplicado sobre vigamentos em concreto.
Além do mais, todos os elementos estruturais para construção de uma ponte são hoje desenvolvidos pela TVM onde o conjunto destes formam o que chamamos de KIT PONTE TVM, o qual possibilita construir pontes pequenas e grandes, no mesmo prazo final de realização.
Os Tabuleiros que hoje desenvolvemos são construídos para aguentar cargas finais de até 500 toneladas de passagem, e nosso padrão de fornecimento é para servir o que chamamos de modelo TB-75 estendido. Ou seja, para a passagem de carretas com 75 toneladas de peso final.
Isto é qualidade, pois nossa preocupação é acompanhar o desenvolvimento do transporte existente, pois o antigo padrão rodoviário TB-45 foge a realidade dos atuais bitrens e tritrens.
Toda a superestrutura pronta em apenas dois dias.
Ponte realizada em apenas 5 dias.
Superestrutura realizada em apenas um dia.
Toda a superestrutura pronta em apenas dois dias.
Algo impressionante de se ver. Pátio do DER-MG contento mais de 200 pontes em estoque, onde os tabuleiros são elementos de maior sucesso entre os Prefeitos, pois isso facilitou a obra, agilizou a obra, reduziu consideravelmente os custos da obra, e qualificou a obra quanto a segurança, resistência quanto a cargas de passagens, pois hoje nossos tabuleiros resistem a passagem de cargas de 75 toneladas.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Teste de resistência. 25 Toneladas aplicadas por 6 horas não resultou em nenhuma deformação. Hoje as peças são fabricadas para resistir 125 ton. de carga de passagem.
Ao longo de anos testamos nossos produtos em laboratórios credenciados ao INMETRO, ou em Laboratórios Específicos de renome internacionais.
Falo que cada detalhe tem seu custo, seu tempo, suas consequências, isso é fundamental ao sucesso no desenvolvimento do produto e no sucesso de sua utilização.
Nas fotos ao lado, vemos nosso tabuleiros sendo testado no Maior Laboratório de Estruturas, este da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Brasil, onde nosso peça foi colocada a exaustão.
Quando falamos o quanto um produto pode gerar em despesas e trabalho, as fotos ao lado mostra exatamente isso. Detalhes são essenciais.
Durante 6 horas, 25 toneladas concentradas sobre eixo mais desfavorável, foram aplicadas. Resultado, a tecnologia do confinamento somado ao estiramento da cordoalha definiu uma resistência muito pouco imaginada.
Isso é qualidade. Isso é investimento. Isso é muito trabalho.
Resistência de nossas pontes
O que é uma ponte?
Ponte é um conjunto de elementos estruturais, que devem ser analisados como um todo, e nunca como um elemento isolado.
Nunca se deverá ter um elemento estrutural analisado isoladamente, pois do contrário, erros estruturais irão ocorrer, deflagrando em até a ruptura total da ponte.
Assim, o Kit Ponte TVM é um conjunto de elementos estruturais, analisados sobre a pior situação de implantação, e todos estes analisados como um único conjunto estrutural.
O que são os "Kit Ponte tvm"
São elementos estudados na construção do Kit Ponte TVM.
Relativos ao local da obra: Tipo de Solo - Conseguido através do Laudo de Sondagem; Batimetria com a identificação do NA - nível normal das águas, MC - Máxima Cheia Histórica dos últimos 50 anos; Local de Implantação - Se em uma curva, se em um segmento reto do rio; Seção de Vazão Natural do Rio com levantamento da calha natural do rio.
Relativos aos elementos estruturais: Cargas máxima de Passagem; Vazão do Rio sobre regime de MC para calculo esforços horizontais sobre pilares ou muros; Peso próprio estrutura; Pressão dos ventos sobre a estrutura; Cismo.
Elementos calculados: Tipo de Fundação (estaca raiz ou metálica); blocos de coroamento onde área de contato deve comportar todas as cargas incidentes; pilares e vigas de apoio (quanto existirem), muros de apoio; vigamentos metálicos; apoio de borracha fretada; tabuleiros, tipo de guarda corpo, aterros de encabeçamento, lajes de transição, sinalização (quando houver).
comprovação da qualidade do kit ponte tvm
Dito tudo isso, comprovamos a enorme resistência de nossas pontes, dimensionadas pelo conjunto sobre a pior situação existente possível, onde mais de 1200 pontes foram construídas, nos últimos 8 anos, e nunca tivemos um caso comprovado que houvesse ocorrido algum erro de calculo sobre as pontes calculas por nossa empresa.
Assim, apresentamos uma situação inusitadas, onde somente por duas vezes tivemos uma incidência de passagem de cargas elevadíssimas, com um fluxo de passagem elevadíssimo, por um curto periodo de tempo. Entende-se curto de 6 a 9 meses de uso.
A Mineradora samarco tinha um grande problema. refazer a barragem santarem que estavá para se romper a qualquer momento.
A solução. Reforçar com rejeito a barragem, mas como ter acesso a área atingida. Deveriam ser aproximadamente 10.000 caminhões especiais para poder criar uma solução. Não havia acesso. Solução: criar uma ponte sobre o vertedouro que pudesse suportar este tráfego especial, levando ao limite qualquer calculo de fadiga e suporte de carga. Então a solução foi usar uma ponte TVM QUE SE FEZ CONSTRUIR SOBRE SOLO MOLE.
Faltava muito pouco para esta barragem também se romper. Era necessário uma medida extrema.
A solução encontrada foi a de fazer uma ponte que pudesse ser construída em 4 dias apenas, mesmo sobre solo mole.
Já consagrado com mais de 1200 pontes construídas nos ultimos 8 anos, este permitiria se criar sobre a pior situação possível a solução cabível de permitir em 4 dias a passagem dos caminhões super pesados para o reforço, e de fato, a construção da nova barragem de Santarém.
O Kit Ponte TVM foi desenvolvido por Henrique Carvalho e este passou por centenas de testes antes de ser utilizado. Este no Laboratório de Estruturas da UFMG, o maior das Americas.
Fora ensaios controlados, fazemos semanalmente sobre os elementos produzidos, testes de carga onde sobre a pior situação de aplicação das cargas, submetemos nossos tabuleiros a cargas extremas.
Todos os testes são acompanhados de medições e controle com engenheiros e técnicos de laboratório
Não apenas teste de cargas, mas testes quanto a textura ideal foram realizadas, pois neste caso, a textura identifica a melhor estabilidade para o controle dos veículos.
Até fora do Brasil já realizamos obras com o emprego do Kit Ponte TVM - Orlando - MI - EUA.
O kit poderá ser empregado sobre estacas tipo raiz.
Como sobre estacas metálicas preenchidas com concreto. Para ambos os casos estes elementos estruturais são segurança, pois calculamos nossos elementos sobre dispersão de carga sobre a área do bloco, o que torna então, os elementos da infra estrutura como elementos de segurança a mais.
Sobre as estacas cria-se um bloco de coroamento baseado no conceito de calculo Biela-Tirante, onde inclusive se emprega os Blocos Criados TVM, que trabalham além de tudo, recalques diferenciados, o que mantem a integridade da estrutura em caso destes existirem.
Após os blocos de coroamento, criamos os muros de apoio e, se existirem, de contenção dos aterros de encabeçamento, e sobre estes, dispomos todo o vigamento.
Em seguida, lança-se os tabuleiros TVM, estes dimensionados para cargas de passagem de até 125 toneladas, o que é um exagero, mas que em caso de passagem de super cargas, não serão estes os elementos limitadores de passagem.
Apesar de toda a dificuldade, nunca extrapolamos um prazo. Muito pelo contrário. Hoje construímos pontes com até 95% do tempo de construção convencional. Pois bem, uma super ponte construída em apenas 5 dias. Ponta para passagem.
Além de caminhões com pneus, esta ponte sobre a passagem de super escavadeiras hidráulicas com esteiras, e para diminuir a amplitude de suas vibrações, uma manta de borracha espessa foi colocada sobre o tabuleiro.
Criando-se apenas os elementos básicos de segurança.
Tudo acabado na noite do quinto dia. Mais uma ponte entregue. Esta, conhecida como uma super ponte, mesmo sendo um Kit Padrão TVM, pois suportou o que ninguém esperava que suportasse.
Foram mais de 9.000 caminhões em apenas seis meses de uso. Caminhões especiais como o Volvo 60 com articulação total. Incidente ZERO. Necessidade de Manutenção ZERO. Curiosidade: SOBRE ESTA PONTE A LAMA QUE EXTRAVASOU SOBRE A BARRAGEM ENCOBRIU A PONTE POR DUAS VEZES, VÁRIOS METROS ACIMA DE SEU TABULEIRO. Nem abalo estrutural foi percebido.
Foram mais de 9.000 caminhões em apenas seis meses de uso. Caminhões especiais como o Volvo 60 com articulação total. Incidente ZERO. Necessidade de Manutenção ZERO.
Curiosidade: SOBRE ESTA PONTE A LAMA QUE EXTRAVASOU SOBRE A BARRAGEM ENCOBRIU A MESMA POR DUAS VEZES, VÁRIOS METROS ACIMA DE SEU TABULEIRO. Nem abalo estrutural foi percebido após a mesma ser removida. Depois dos incidentes da Lama, a mesma voltou a ser utilizada normalmente.